Reportagem / Entrevista

Interview

Reportagem com entrevista

PROJETO “ESCOLA NOTA 10”


    O colégio estadual Professor Horácio Macedo, por sua excelente colocação no ENEM 2010, em relação aos colégios estaduais, ganhou um prêmio em dinheiro para ser aplicado em melhorias para a escola. Para serem realizadas tais melhorias seria necessário enviar um projeto para a Secretaria de Educação para ser aprovado.
    O projeto enviado à secretária Tereza Porto é recheado de inovações tecnológicas e melhorias para a escola. E acompanhado desse projeto pode ser que venha uma nova sede para o HM, cedida pelo governo, que provavelmente ficará no Andaraí.
    Um projetor em cada sala, cadeiras ortopédicas e salas de estudo de cada área de ensino são alguns dos vários investimentos que serão realizados.
    Segue um trecho da entrevista feita com a diretora Julieta de Macedo:


    1- Como foi feita a colaboração dos alunos e funcionários para a elaboração do projeto?

    “Todos os componentes da comunidade educativa do Horácio Macedo participaram da elaboração do 'Projeto da escola nota 10'. Fiz uma reunião com os responsáveis de todas as séries dos dois turnos, com os professores... com os alunos eu não fiz a reunião diretamente, mas mandei e-mails para todas as turmas e pedi ajudas aos professores para ajudá-los na elaboração do projeto com as propostas dos alunos. E aos funcionários pedi ajuda também.”

    2- Como foram a resposta dos alunos, funcionários, professores e pais em relação ao projeto?

    “Eu fiquei muito feliz porque todos se envolveram dando suas opiniões, colocando as necessidades e expectativas em relação ao investimento que o colégio vai receber.”

    3- Vai haver uma transferência da escola para uma nova sede, certo?! Qual o local e como vai ser feita essa transferência?

    “A transferência ainda está em estudo pela Secretaria de Educação.
Eu estive lá e trouxe a planta que os engenheiros da Secretaria elaboraram, reformando todo o prédio. E a gente tá aguardando a posição final, da Secretaria de Educação, se, realmente, o prédio vai ficar para o nosso colégio. O prédio seria no Andaraí, onde era o antigo “Colégio Cinco” (um colégio particular).”

    Fomos também procurar alguns alunos do colégio.
    Apenas o presidente do grêmio estudantil sabia do que estávamos falando.
    E quando questionados sobre a transferência da escola para a nova sede 50% dos alunos acharam que seria algo positivo. Alguns até se mostravam enfurecidos quanto a essa questão e outros diziam que pela distância teriam que sair do colégio. E ainda diziam que o colégio perderia sua identidade e que os alunos do CEFET não iriam mais querer estudar no Horácio Macedo.


    "Acho que só tem a acrescentar o colégio... agora pelo menos a gente vai ter o nosso espaço.”  

    ”O colégio teria autonomia.”
    "Eu só vim pra cá porque o colégio é aqui (Maria da Graça).”
    “Se o colégio for transferido eu vou ser obrigado a desistir de estudar aqui.”
    Essas são algumas das citações apresentadas pelos alunos.


    Mas há uma boa notícia para os alunos. A transferência ainda terá que ser aprovada pela Secretaria de Educação. A transferência vai demorar a acontecer. E a relação com o CEFET não será “abalada”.



    4- Mas há a possibilidade de ano que vem o colégio ainda permanecer aqui?
    “Sim, pois mesmo sendo autorizada a transferência da sede, o prédio precisa de muita obra. E acho que isso demora, né?”


    5- Se a transferência for aceita, como vai ficar a relação do colégio com o CEFET? E se mudar essa relação, a seleção dos alunos de escolas municipais ainda vai continuar?
    “Eu procurei o diretor-geral do CEFET, o professor Miguel Badenes, e fiz exatamente essa pergunta. E ele disse que independentemente do local em que o colégio esteja funcionando o convênio se mantêm, e assinou um documento. A gente tem lutado desde 2000 por esse convênio que existe entre a Secretaria de Educação e o CEFET. O colégio Horácio Macedo foi criado com essa finalidade, então, se for pra cancelar o convênio, não tem prédio novo. A gente fica aqui. (em Maria da Graça).”


    6- E como ficaria a questão da distância do CEFET, no caso, em Maria da Graça ou no Maracanã, até o Andaraí?
    “Pois é, eu moro em Niterói, vocês sabem, e eu não conheço nada daqui do Rio. Então eu perguntei isso pro pessoal que conhece a área daqui e do Andaraí, e eles disseram que tem muita condução e não vai ter problema de locomoção para os alunos. E o CEFET do Maracanã fica bem mais perto de lá. Têm metrô também, só que não é como aqui que tá quase dentro do colégio. Lá tem que andar um pouquinho. Mas pelo o que nós conseguiríamos, que é um prédio bem estruturado, com muito mais conforto para os alunos, eu acho que todos nós vamos fazer um pouquinho de sacrifício para chegar lá.”



O maior pedido feito pelos alunos seria colocar armários na escola, o que entrou no projeto como algo obsoleto.

Cleiton Constantino, Diego Tavares, Érica Vieira, Gabriel Cruz e Gabriella Cruz



    Abstract



    This is an interview with our principal about the possibility of moving our school to another place and also about our school project to spend money if we win the prize offered to the best schools. We also show the disagreement between students opinion about those topics.