Signed Editorial
O poder de decisão do adolescente
Temos um tema clichê, para começar: O jovem no Brasil não é levado a sério.
Mas não é levado a sério porque se porta como uma criança mimada que só sabe dizer que já cresceu e não quer que ninguém mande nela.
Bem, isto não se aplica á grande maioria juvenil e pensante do HM.
Ainda bem.
Passemos a outro tema: Poder de decisão do adolescente. Talvez a melhor forma de atiçá-lo seja fazendo com que o adolescente se revolte. Mais uma vez, o HM é exemplo.
A direção do colégio ensina como revoltar um grupo de adolescentes com altos níveis hormonais em quatro passos:
1 - Ganhe um prêmio alto, em dinheiro, às custas deles.Diga a eles que participarão efetivamente da elaboração do projeto no qual será gasto o dinheiro do prêmio.
2 - Diga a eles que participarão efetivamente da elaboração do projeto no qual será gasto o dinheiro do prêmio.
3 - Espere um breve tempo e, extra oficialmente, anuncie que o tão querido colégio deles terá sua sede transferida de Maria da Graça para o Andaraí.
4 - Pronto! Agora você deixou vários estudantes que passam o dia inteiro fora de casa bem chateados por saberem que agora farão uma viagem muito mais longa e cansativa entre o técnico (feito nas proximidades do HM) e o ensino médio.
Para deixá-los quase a beira de uma mini-revolução, enlouqueça-os com vários projetos culturais para serem apresentados em datas muito próximas, valendo pontos em todas as matérias (afinal, estudar sob a constante ameaça de repetir de série devido ao nível que o colégio tenta manter, nos prepara para o mercado de trabalho e para o ENEM).
Por fim, anime-os com a ideia de poderem expor, livremente as suas opiniões num artigo que será postado no jornal teoricamente elaborado/incrementado/livremente modificado por eles. Depois, traga-os para a realidade e mande-os fazerem tudo conforme as regras ditadas e imutáveis (afinal, os alunos precisam seguir regras para poderem amadurecer).
Tenha como resultado este artigo, humildemente escrito por três adolescentes-estudantes-pensantes-revoltados: uma verdinha de TPM, uma moreninha skavurskense e um gemeozinho nem, que nada quiseram com todo esse blá-blá-blá senão apoiar todo e qualquer debate consciente dos direitos e deveres dos alunos.
Heloísa Castro, Jessica Silva e Rafael rosado
Abstract :
This signed editorial is about a recent problem that we, HM students, are facing in our school: The possibility of moving from this building in Maria da Graça to another district called Vila Isabel. We think it will make the students suffer with it because of the distance.
Opiniões da turma sobre o artigo de opinião
• Opinião da Érica
Primeiramente, gostei a forma inovadora e exemplificada com que esse tema, que como já foi dito no artigo seria clichê, foi abordado. E gostei também do jeito como foi transmitida a voz do jovem brasileiro, principalmente do HM (como um ser pensante, que luta por seus direitos, e não só um alienado), nesse trabalho. Porém, não concordo com alguns pontos:
1 - "Diga a eles que participarão efetivamente da elaboração do projeto no qual será gasto o dinheiro do prêmio." - A direção passou nas salas e enviou e-mails pedindo a colaboração dos alunos com sugestões para o "Projeto Escola Nota 10", só não colaborou quem não quis.
2 - "...Agora você deixou vários estudantes que passam o dia inteiro fora de casa bem chateados por saberem que agora farão uma viagem muito mais longa e cansativa entre o técnico (feito nas proximidades do HM) e o ensino médio." - A transferência da sede do HM só iria nos beneficiar, uma vez que, assim, nós ganharíamos nossa autonomia (podendo ter liberdade de escolha pra fazer várias atividades, coisa que os alunos vivem se queixando de não poder realizar). Além de que do Andaraí pra Maria da Graça leva-se em média 41 minutos, e pro Maracanã 21.
3 - "...enlouqueça-os com vários projetos culturais para serem apresentados em datas muito próximas, valendo pontos em todas as matérias (afinal, estudar sob a constante ameaça de repetir de série devido ao nível que o colégio tenta manter, nos prepara para o mercado de trabalho e para o ENEM)." - Primeiro, quando os alunos vieram pro HM eles já estavam cientes de que o nível nele era alto, afinal ele foi criado para alunos de alto nível. Segundo, esses projetos citados (creio que sejam o PP e o Show de Talentos) nos beneficiam culturalmente, além de ajudarem nas notas finais, pra que passemos de série.
• Opinião do Rafael Fangueiro
Eu acho que o artigo de opinião é a opinião da turma, e eu não concordo com tudo que se diz aí. Achei agressivo também, caso não seja essa a intenção gostaria que o grupo explicasse melhor pra turma.
• Opinião do Paulo Eduardo
Achei bem legal o trabalho de vocês. Foi muito bem criativo, não achei que vocês tivessem a intenção de serem agressivas, mas sim como vocês acreditam no que realmente acontece dentro e fora do HM.
Valeu!!!
• Opinião do Marcos Lucas
Como disse com a própria Heloisa ontem, concordo com a maioria das coisas ditas, mas não com a forma abordada. Ficou agressivo demais. Acho interessante, e essencial, veneno em artigos de opiniões, mas é muito melhor quando este veneno fica subentendido.